Google Adsense Topo
CUIDADO

Pix: criminosos já criaram mais de 70 domínios falsos para aplicar golpes

Até a última sexta-feira (dia 9), criminosos já haviam criado mais de 70 domínios falsos na interne

11/10/2020 10h13
Por: Jorge Rocha
Fonte: EXTA.GLOBO
19

Até a última sexta-feira (dia 9), criminosos já haviam criado mais de 70 domínios falsos na internet para aplicar golpes utilizando a temática do Pix para atrair vítimas. Os dados são da empresa de cibersegurança Kapersky. Segundo Fabio Assolini, analista de segurança da companhia, desde a madrugada de terça-feira, primeiro dia de cadastramento das chaves do Pix, os criminosos estão diversificando as técnicas usadas nos ataques.

— Vimos duas campanhas de phishing (roubo de dados) massivas em que o atacante fez uso de hostings gratuitos, como do Google, e também identificamos o uso de sites legítimos que foram comprometidos pelos criminosos. Isto demonstra que grupos menos experientes começaram a explorar a temática do Pix para aplicar golpes.

Entre os domínios maliciosos que foram criados estão endereços como: chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com; suportepix.online e pix.atualizacaowebsegura.gq.

A segunda etapa dos golpes é o envio de mensagens por e-mail, SMS ou até mesmo pelo Whatsapp, se passando pelo banco. Nesse contato, os golpistas pedem que as vítimas cliquem em um link, que irá direcioná-las ao site falso.

Para evitar cair em golpes, Fabio Assolini recomenda que os cidadãos acessem sempre os sites e aplicativos oficiais dos bancos para realizar o cadastro da chave.

— Se tiver dificuldade, entre em contato com o suporte do banco ou seu gerente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.