Google Adsense Topo
CURADA DA COVID-19

Mãe Neide celebra dia de Iansã e Oxum no rio Mundaú; ator da Globo esteve no evento

A tentativa de mãe Neide Oyá D'Oxum, de transformar a prainha do Taquari, localizada no rio Mundaú

13/10/2020 07h13
Por: Jorge Rocha
Fonte: APALAVRA
17
Henri Casteli: umbandista teve presença discreta no banho do Taquari em União dos Palmares
Henri Casteli: umbandista teve presença discreta no banho do Taquari em União dos Palmares

A tentativa de mãe Neide Oyá D'Oxum, de transformar a prainha do Taquari, localizada no rio Mundaú, em santuário católico vai acabar um dia dando certo. Mesmo em meio a Covid-19, de quem foi vítima; este ano ela realizou celebração em homenagem a Iansã e Oxum.

 Este ano, a cerimônia foi discreta, sem a participação dos padres da igreja católica de União dos Palmares, mas uma visita ilustre: a do global Henri Casteli.

O ator cuja religão é a umbanda esteve no Taquari usando máscara e óculos. De barba, era preciso alguém próximo do convidado de mãe Neide, apontar a sua presença pela primeira vez num cerimonial de muito sincretismo às margem do rio Mundaú.

Mãe Neide em outros momentos tem feito discursos em defesa da sua religião no município onde condena veementemente o preconceito religioso que classifica como bastante resistente em União dos Palmares.

O evento tem como atração principal uma imagem gigante de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Brasil em um púlpito improvisado.

Depois da celebrações e cânticos, flores, perfumes, e até objetos pessoais ganham as águas do rio Mundaú em oferenda  a Iansã e Oxum.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.