Google Adsense Topo
VÍDEO

Autoridades participam da solenidade em comemoração de emancipação de Arapiraca

Cerimônia foi restrita a convidados, atendendo as recomendações de distanciamento social

30/10/2020 16h41
Por: Jorge Rocha
Fonte: jaenoticia
8

As solenidades em comemoração aos 96 anos de emancipação política da cidade de Arapiraca começaram cedo no município.

Por volta das 7h00, na praça da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, foi realizada uma salva de fogos, dando início aos festejos.

Em seguida, um desfile com a bandeira do município percorreu os céus da cidade, no helicóptero do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, e chamava a atenção dos arapiraquenses.

Já por volta das 8h, a banda da Polícia Militar tocou o hino de Arapiraca e posteriormente aconteceu o hasteamento das bandeiras, na área interna concatedral, com a presença da prefeita Fabiana Pessoa, do deputado federal Severino Pessoa, da vereadora Aurélia Fernandes, do senador Rodrigo Cunha, do subtenente do Exército, Eduardo - do Tiro de Guerra -, entre outras autoridades.



Logo depois, uma missa em ação de graças foi celebrada pelo administrador da Diocese de Penedo, padre Daniel do Nascimento.

Apresentações de nossa cultura popular, como “O Canto das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca” - uma tradição que dos tempos em que o fumo era a principal atividade econômica de Arapiraca - e do “Coco de Roda Mestre Nelson Rosa” encantaram e abrilhantaram ainda mais o evento.

 

Coco de Roda Mestre Nelson Rosa

Canto das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca

O tradicional desfile cívico-militar, realizado nas principais ruas do Centro da cidade, não acontecerá este ano, devido ao contexto atual da pandemia, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde e ao Decreto Municipal.

Outras atividades


À tarde, para dar seguimento às comemorações, serão realizadas inaugurações, como a reforma da UBS do Canaã, assim como a entrega da quadra esportiva, ainda no Canaã, academia de saúde, no bairro Bonsucesso e entrega da reforma do Memorial da Mulher, no bairro Alto do Cruzeiro.