Google Adsense Topo
PROJETO SERROTE

Mineração Vale Verde: Sedetur celebra contratação do trabalhador número 2 mil

Desse total, 70% da mão de obra contratada é ocupada por trabalhadores da região, sobretudo das cidades de Craíbas e Arapiraca

10/11/2020 15h00
Por: Jorge Rocha
Fonte: Agência Alagoas
6

O maior investimento privado de Alagoas com mais de R$ 1 bilhão injetado na economia, a Mineração Vale Verde atingiu o marco de dois mil empregos diretos gerados no estado, ultrapassando a meta inicial de 1200. A conquista foi celebrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, durante visita técnica à obra de implantação do projeto Serrote no município Craíbas, na região Agreste, que já avança com 80% dos serviços concluídos.

A soma do número de empregados representa um ganho direto na garantia de criação de novas oportunidades para a população. Desse total, 70% da mão de obra contratada são ocupadas por trabalhadores locais - sobretudo das cidades de Craíbas e Arapiraca -, uma média de 1400 alagoanos que atualmente são diretamente impactados com a chegada da empresa na região.

Junto aos empregos diretos, outro setor que também é amplamente beneficiado e responsável pela geração indireta de postos de trabalho com a implantação da mineradora é o de fornecedores. Entre os 15 negócios contratados, a empresa alagoana Gavua Restaurantes Corporativos é a responsável pelo suprimento do café da manhã e almoço para os colaboradores com um total de 1600 refeições/dia.

“Nós atendemos o ramo corporativo há mais de 20 anos e é muito gratificante poder atender o estado de Alagoas, em especial, por meio de uma empresa que tem um know how tão grande como a Mineradora. Depois de um ano da nossa cozinha em operação, posso dizer sem dúvidas que a parte mais importante do nosso trabalho é contribuir para a absorção de mão de obra local, em especial a feminina que equivale a 80% do nosso quadro de funcionários na empresa”, salienta o gestor da Gavua Restaurantes, Pablo Maciel.

Ainda durante a oportunidade, o secretário visitou a sede do Sesi/Senai Arapiraca para saudar a turma de aprendizes operacionais que estão em fase capacitação para futura absorção de mão de obra na Mineração Vale Verde. A gerente da unidade, Thiana Cysneiros, e o gerente regional do Sebrae Arapiraca, Aristides Bezerra, também participaram do encontro.

Início das operações

Incentivada pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), a Mineração Vale Verde tem previsão de iniciar suas operações já no segundo semestre de 2021 com a extração de minério de cobre concentrado. A expectativa é que até dezembro deste ano a obra do projeto Serrote atinja 90% dos seus serviços concluídos.

“Sempre tenho dito que o desenvolvimento econômico e social precisam andar lado a lado. Essa é nossa prioridade em todas as ações e empreendimentos que atraímos para Alagoas, por isso é um prazer muito grande acompanhar de perto o avanço dos trabalhos da mineração e poder celebrarmos simbolicamente a contratação do colaborador de número 2 mil. Para além de ser o maior investimento privado da história de Alagoas, a empresa tem impacto direto no crescimento das cidades de Craíbas e Arapiraca e, principalmente, na garantia de emprego e renda para milhares de alagoanos”, celebra o secretário Rafael Brito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.