A partir desta terça-feira (1º), a Universidade de São Paulo (USP) vai passar a oferecer um teste capaz de identificar se a pessoa está com Covid-19 por meio da saliva.
Inicialmente, o exame poderá ser feito por moradores da cidade de São Paulo. Quem for à instituição para coletar o material vai pagar R$ 90 pelo teste. Já quem optar por fazer a autocoleta poderá enviar a amostra para análise por um serviço de entrega e retirada e, nesse caso, vai pagar R$ 150. O resultado deve sair em até 24 horas.
Para solicitar o teste é preciso antes fazer um cadastro no link no site do CEGH-CEL, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) no Instituto de Biociências (IB-USP).
Inicialmente, serão realizados no máximo 90 testes por dia, por ordem de chegada.
Esse exame desenvolvido pelos pesquisadores da USP e uma alternativa ao RT-PCR – aquele feito com um cotonete grande introduzido no nariz para coletar amostras.
O RT-PCR é considerado o “padrão-ouro” para detectar o novo coronavírus durante a fase aguda da infecção. A ideia do novo método é aumentar a disponibilidade e a rapidez e diminuir os custos para realização de testes moleculares por meio de simplificações dos processos. Ele está de acordo com as diretrizes determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sensação
Vento
Umidade