Google Adsense Topo
ATENDIMENTOS

HE do Agreste atende 524 ocorrências no feriadão de Ano Novo

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, referência no atendimento a vítimas

04/01/2021 15h45
Por: Jorge Rocha
Fonte: Ascom Sesau
10

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, referência no atendimento a vítimas de traumas de média e alta complexidade no interior de Alagoas, contabilizou 524 assistências a pacientes durante o feriadão de Ano Novo. O levantamento foi feito entre os dias 31 de dezembro de 2020 (quinta-feira) e 1º, 02 e 03 de janeiro de 2021 (sexta-feira, sábado e domingo). 

De acordo com a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi montada uma estrutura especial com equipes de plantonistas 24 horas e suporte de pessoal e de equipamentos para responder ao fluxo de atendimentos que aumenta nesse período de fim e início de ano. 

Ocorrências – Dentre as ocorrências que mais mobilizaram as equipes plantonistas no feriado prolongado, estão os acidentes de trânsito, com 139 atendimentos, dos quais 123 vítimas de quedas e colisões com motocicletas.  

Em seguida aparecem as quedas da própria altura, com a assistência a 78 pacientes e duas pessoas receberam atendimentos por conta de agressões com arma de fogo e duas por arma branca (faca ou facão). 

O HE do Agreste também recebeu sete pessoas que sofreram agressões físicas e 17 pacientes com corpo estranho no olho e 19 vítimas de picadas de escorpiões e mordidas de cachorros, além de outras ocorrências de menor gravidade. 

O maior hospital público do interior de Alagoas ainda atendeu 11 pessoas com problemas respiratórios graves.  Dos 524 pacientes acolhidos no período em referência, 470 receberam alta médica, foram registrados três óbitos e 51 pacientes ficaram internados e em observação médica especializada.